Um helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, enfrentou um pouso forçado neste domingo. A informação foi confirmada pela TV estatal do país. O incidente ocorreu quando Raisi voltava de uma reunião na província de Azerbaijão, próxima à fronteira com o país Azerbaijão.
A aeronave pousou na região de Jolfa, a cerca de 600 quilômetros de Teerã. O presidente estava acompanhado do ministro das Relações Exteriores do país e do governador da província do Azerbaijão Oriental. Apesar de o órgão oficial usar a palavra “acidente” para definir o ocorrido, ainda não é possível saber se o presidente ficou ferido. O local onde o helicóptero pousou é de difícil acesso, e as equipes de resgate enfrentam más condições climáticas, como chuva forte e vento.
Raisi havia viajado pela província iraniana do Azerbaijão Oriental para inaugurar uma barragem com o presidente do país vizinho, Ilham Aliyev. A barragem é a terceira construída pelas duas nações no rio Aras. Nem a IRNA nem a TV estatal divulgaram informações sobre o estado de Raisi e dos outros passageiros. Pedimos que os iranianos orem pelo presidente do país enquanto as equipes de resgate continuam seus esforços relatou as autoridades do país.