Como preparar terra para plantar cactos. Você sabia que os cactos são plantas muito versáteis e resistentes, que podem se adaptar a diversos ambientes e condições climáticas? Eles são ideais para quem quer ter um jardim bonito e fácil de cuidar, pois não exigem muita água, poda ou adubação. Mas para que os cactos cresçam saudáveis e bonitos, é preciso preparar uma terra adequada para eles, que seja bem drenada, arejada e nutritiva.
Portanto, vamos te ensinar como preparar terra para plantar cactos, usando materiais simples e acessíveis que você pode encontrar em qualquer loja de jardinagem ou até mesmo em sua casa. Você vai aprender quais são os tipos de terra mais indicados para os cactos, quais são os ingredientes que você deve misturar para fazer a sua própria terra, e como cuidar da terra depois de plantar os seus cactos. Vamos lá?
Tipos de Terra para Cactos
Os cactos são plantas que se originaram em regiões áridas e desérticas, onde o solo é pobre em matéria orgânica, mas rico em minerais. Por isso, eles não se adaptam bem a solos muito compactados, úmidos ou ácidos, que podem favorecer o aparecimento de fungos, bactérias e pragas que prejudicam o seu desenvolvimento.
Os tipos de terra mais indicados para os cactos são aqueles que têm as seguintes características:
Agora que você já sabe quais são os tipos de terra mais indicados para os cactos, você pode fazer a sua própria terra em casa, usando os ingredientes que você preferir ou que tiver disponíveis. Você pode seguir uma receita básica, que é a seguinte:
Primeiramente, você deve misturar bem todos os ingredientes em um recipiente grande, como um balde ou uma bacia, até obter uma terra homogênea e solta. Utilize uma pá, uma colher ou as mãos para fazer a mistura. Você também pode ajustar as quantidades dos ingredientes de acordo com a sua preferência ou a necessidade dos seus cactos. Por exemplo, se você quiser uma terra mais drenada, você pode aumentar a quantidade de areia ou adicionar pedriscos ou cascalho. Para obter uma terra mais nutritiva, você pode aumentar a quantidade de húmus de minhoca ou adicionar farinha de ossos.
Logo depois de fazer a sua terra, você deve armazená-la em um local seco e arejado, longe da luz direta do sol, até o momento de usar. Guarde a sua terra em um saco plástico, um pote de vidro ou um vaso de cerâmica, por exemplo. Você deve usar a sua terra em até 6 meses, pois depois desse tempo ela pode perder as suas propriedades.
Depois de preparar a sua terra e plantar os seus cactos, você deve cuidar da terra para que ela mantenha as suas características e beneficie os seus cactos. Você deve seguir algumas dicas simples, que são as seguintes:
Troque a terra para cactos periodicamente, pois a terra pode se compactar, acidificar ou contaminar com o tempo e prejudicar os seus cactos. Troque a terra a cada 2 ou 3 anos, ou quando você perceber que a sua terra está muito dura, escura ou com mau cheiro. Você deve trocar a sua terra por uma nova, que pode ser a mesma receita que você usou anteriormente ou uma diferente, de acordo com a sua preferência ou a necessidade dos seus cactos. Você deve aproveitar a troca da terra para verificar o estado das raízes dos seus cactos, cortar as partes podres ou doentes, e transplantar os seus cactos para um vaso maior, se necessário.
Siga Receitinhas da Vovó Ana no Google Notícias e receba as melhores receitas que estão bombando no momento em primeira mão.
Veja mais receitas rápidas e práticas
Compartilhe nosso conteúdo!!
Quantas estrelas ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ esta receita merece?
Receitas de Frango Assado com Tempero Especial para uma refeição deliciosa e fácil de fazer. Ver mais
Receitas de Panetone Caseiro para o Natal que vão te encantar e deliciar. Ver mais
Como Fazer Pães Artesanais: Dicas e Receitas para Iniciantes e Especialistas Ver mais
Aprenda a Fazer Tartar de Salmão em Casa com esta receita simples e deliciosa. Ver mais
Receitas de doces de Festa Junina fáceis e deliciosas para preparar o ano todo. Ver mais
Como Fazer um Bolo de Aniversário Perfeito em Casa seguindo estes passos simples e práticos. Ver mais
Este site usa Cookies para facilitar e melhorar seu acesso, clique em aceitar para continuar.
Saiba mais